Treinament Aeróbio atrapalha Hipertrofia?
Primeiramente conceituando, onde hipertrofia muscular seria (de forma bem básica mesmo) o aumento na composição do músculo através do crescimento, em tamanho, dos componentes das células. Treinamento aeróbio é caracterizado por exercícios contínuos, geralmente de média a longa duração e intensidade de baixa a moderada. Este tipo de atividade tem a necessidade do oxigênio para gerar mais energia (ATP) oxidando gorduras como substrato principal para fonte energética.
Aeróbio Atrapalha?
O problema na verdade está na quantidade das atividades e quanto o seu corpo tem capacidade para gerar energia para manter o treinamento em sua capacidade máxima. Se o seu objetivo é hipertrofia, é necessário que no planejamento do seu treinamento não tenha outro tipo de atividade sobrecarregando a demanda energética seja antes ou depois do treino principal. A regra é o equilíbrio. É de suma importância evitar excessos e alinhar a quantidade de treinos aeróbicos de forma que não atrapalhe o processo de hipertrofia. Assim como é indispensável também adequar a alimentação para esse objetivo.
Uma dica importante é realizar o treino de aeróbico preferencialmente após o treino de força, se possível em uma segunda sessão no mesmo dia ou em outro dia. Caso não possa fazer em outra sessão, executar o aeróbio com baixa intensidade e curta duração antes ou de curta a média duração e também de baixa intensidade após. Não existe uma receita de bolo, a avaliação individual e a estruturação de um treino personalizado são importantes para garantir os resultados desejados.
Siga sempre a orientação de um profissional
• Faça seu treino adequando intensidades e priorizando ritmo nos exercícios;
• Execute um aquecimento antes da musculação;
• Siga a risca o tempo de intervalo entre as séries;
• A alimentação é um fator determinante para a hipertrofia.
• Suplementos podem ser eficazes, porém, é indispensável consumi-los com a orientação de um nutricionista.