Se seus pés ficam inchados, saiba como a Hidroginástica pode resolver esse problema
Você já testou fazer uma pressão com o dedo indicador sobre seus pés ou tornozelos e percebeu que eles ficaram marcados com uma ligeira depressão?
Se sim, você pode estar sofrendo com inchaços ou edema, como é clinicamente chamado.
Leia esse artigo e saiba como a Hidroginástica pode te ajudar a combater e/ou prevenir o inchaço de pés, tornozelos e pernas.
O que é edema, como se forma e suas principais causas?
Edema é o nome médico dado ao inchaço causado pelo acúmulo de líquidos entre os diversos tecidos e cavidades que compõem o corpo humano.
O inchaço é formado porque parte da água que compõe o sangue, além de outros elementos, extravasa para fora dos vasos sanguíneos acumulando sob a pele.
Em ambientes e dias mais quentes há uma maior dilatação dos vasos sanguíneos o que contribui para o aumento do desconforto, pois o sangue flui mais lentamente aumentando a retenção principalmente em regiões periféricas como braços, mãos, pernas e pés.
Porém pode ser ocasionado por um reflexo do uso excessivo de sal, gravidez ou até como consequência de doenças mais graves como insuficiência cardíaca, renal ou algum problema no sistema linfático.
Se você sente sintomas subjacentes ou já tem doenças preexistentes é muito importante que um médico seja consultado para diagnosticar a causa e indicar o melhor tratamento.
Além de tratar a causa que desencadeou o edema, mudanças saudáveis na rotina diária podem ajudar a minimizá-lo e preveni-lo, tais como:
• Manter o peso ideal para altura, idade e sexo;
• Reeducação alimentar e diminuição na ingestão de sal e;
• Praticar exercícios físicos de forma regular.
Dentre os melhores exercícios para a diminuição do inchaço em membros inferiores (pés, tornozelos e pernas) está a HIDROGINÁSTICA. Você pode agendar sua aula experimental clicando aqui
Os benefícios da Hidroginástica no combate e prevenção do inchaço.
Para explicar a diferença da ação da Hidroginástica para os exercícios praticados fora d’água precisamos compreender que os músculos da panturrilha funcionam como nosso segundo coração.
Esses músculos ajudam no bombeamento do sangue de volta ao coração favorecendo um mecanismo chamado de retorno venoso.
Na água esse mecanismo é ainda mais favorecido, uma vez que nesse ambiente existe uma força atuante de baixo para cima (no sentido contrário ao da força da gravidade) que chamamos de EMPUXO.
Logo, é o empuxo que favorece ainda mais a circulação sanguínea e a amenizar o inchaço nos membros inferiores.
Além de melhorar a circulação sanguínea a hidroginástica favorece:
• Emagrecimento;
• Fortalecimento Muscular;
• Melhora da Capacidade Cardiorrespiratória;
• Aumento da coordenação motora e preservação das
articulações;
• Amplia a sensação de bem-estar.
Aqui na Champs você encontra uma variedade de aulas de hidroginástica no Méier que atendem desde gestantes e pessoas da melhor idade até quem gosta de fazer uma aula de Hidro intensa e motivante para queimar muitas calorias.
Clique aqui e agende sua aula experimental de hidroginástica na Champs Fitness Méier e minimize o edema de membros inferiores.