Natação: por que seu pequeno deve começar a praticar esse esporte?
A prática de esportes e atividades físicas durante a infância é uma ótima maneira de estimular a interação social, a autoconfiança e a coordenação motora, além de contribuir para a manutenção de uma boa saúde. Durante os primeiros anos de vida, algumas práticas esportivas se destacam por aliar segurança, lazer e saúde, como a natação, por exemplo.
Por que a natação?
A natação é um esporte altamente recomendado para os pequenos, pois traz inúmeros benefícios. Além disso, o contato com a água desde uma idade precoce e o aprendizado da natação são formas de garantir a segurança das crianças em praias, lagos e ambientes com piscina. Afinal, não é possível manter os olhos nas crianças durante todo o tempo.
Saiba a seguir, quais são os benefícios que a natação pode trazer para o seu filho. Vamos lá!
Quais são os benefícios da exposição ao aprendizado da natação?
A ocorrência de problemas respiratórios aumentou significativamente nos últimos anos, entretanto, as crianças são um grupo, naturalmente, mais vulnerável ao desenvolvimento dessas doenças. A natação, por conseguinte, contribui para o fortalecimento do sistema cardiorrespiratório e, assim, é uma importante aliada para a saúde.
Portanto, a prática da natação desde os primeiros anos de vida é uma forma de prevenção de diversas doenças respiratórias, mas também contribui para o fortalecimento cardiovascular. Além disso, o sistema circulatório também é beneficiado por meio da integral oxigenação para o corpo.
Com a notável preferência das crianças por formas de lazer tecnológico, como os videogames e outras formas de entretenimento, a obesidade se torna um problema cada vez mais comum durante a infância e a pré-adolescência. Assim, a natação como forma de esporte e lazer durante o crescimento é, também, uma forma de prevenir a obesidade e o sedentarismo.
Está gostando do post? Então não deixe de compartilhar com seus amigos!
Como funciona o aprendizado de natação para crianças?
A idade mínima para começar a frequentar as aulas de natação é aos seis meses. A partir daí, a criança passa por diversas etapas, cada uma com diferentes níveis de dificuldades e propostas. Inicialmente, por exemplo, a tarefa do bebê é a de se familiarizar com a água, assim, as atividades são mais recreativas.
Ademais, durante essa fase o pequeno é preparado para realizar o auto salvamento, que é a capacidade de manter a flutuação e o rosto fora da água até que alguém venha em seu socorro. Esse contato inicial se estende até os dois anos, quando a criança já estará pronta para iniciar exercícios mais complexos.
Na etapa posterior, que corresponde à idade entre três e quatro anos, a propulsão é trabalhada e a criança ganha maior independência e aprende a se movimentar adequadamente dentro do espaço aquático.
Por fim, até os seis anos de idade, os pequenos irão aprender os diferentes estilos de nado e se tornarem familiarizados com as diferentes modalidades. Depois dessa fase, as aulas de natação objetivam o aperfeiçoamento das práticas de acordo com as preferências pessoais de cada um. Esse acompanhamento pode ser feito até os 12 anos.
A natação reúne todos os benefícios para atender as necessidades de segurança, saúde e lazer de uma criança. Assim, quanto mais cedo o seu pequeno iniciar essa prática, mais rapidamente poderá colher os benefícios desse esporte.
Agora que você já conhece os benefícios dessa prática esportiva, que tal conhecer a nossa academia?
O que achou da Natação Infantil? Acredita que é a atividade física ideal para seu filho (a) ou prefere outros tipos de treinamento para ele? Seja qual for seu objetivo, entre em contato com a gente e agende uma aula experimental.