Ginástica Localizada: uma ótima aliada para o seu processo de emagrecimento
Se você já esteve em uma academia ou já procurou algum tipo de exercícios, a ginástica localizada não é novidade, não é mesmo? Sempre presente em academias, atividades ao ar livre, treinos funcionais e crossfit, é um dos exercícios mais conhecidos para perder peso e melhorar a saúde. Se você está em dúvida sobre como ela funciona ou quais são seus benefícios, aqui você vai entender muito mais sobre essa prática tão popular.
Por que ela emagrece?
Quando falamos sobre ginástica localizada, nos referimos a uma série de exercícios físicos realizados sem aparelhos. Geralmente, são mais simples e utilizam toda a musculatura do corpo, podendo ser até mesmo rítmicos.
Um dos grandes benefícios desse tipo de ginástica é que ele contribui na preservação da massa muscular, uma vez que você utiliza somente o próprio corpo para fazer os exercícios, eliminando assim maiores quantidades de gordura e flacidez devido ao seu ritmo intenso.
É bom lembrar que, se você busca emagrecer, não deve depender somente da ginástica localizada. Ela ajuda a definir e secar o corpo, mas você deve ter acompanhamento de um profissional para fazer outros tipos de exercícios para a definição muscular, além de ter uma alimentação regrada com os valores nutricionais adequados para o seu corpo.
Como funciona uma aula de ginástica localizada?
Uma aula leva em torno de 50 minutos, e você pode queimar de 350 a 500 calorias nesse tempo, de acordo com a intensidade da aula, o ritmo cardíaco e o peso corporal de cada um. Geralmente, ela é dividida em quatro partes, que podem ser aquecimento, parte principal, solo e relaxamento. A primeira e última parte dura, em média, dez minutos cada, deixando de 30 a 40 minutos restantes para a parte principal da aula, em que são trabalhados diversos grupos musculares, e a parte dos exercícios de solo, que movimentam o abdômen e os glúteos.
Quais são os benefícios?
Além do emagrecimento, esse tipo de exercício proporciona muitos benefícios à saúde. Confira alguns benefícios que acompanham essa prática:
• Condicionamento cardiovascular: por possuir um ritmo acelerado de exercícios, ela ajuda no condicionamento do corpo, algo que é benéfico não só para os exercícios como para as atividades do dia a dia, tirando as pessoas do sedentarismo e trazendo até uma sensação de bem-estar.
• Fortalecimento de músculos: a ginástica localizada trabalha com exercícios voltados para grupos específicos de músculos, o que acaba fortalecendo a região e prevenindo lesões rotineiras, uma vez que o músculo estará mais forte e os tendões e ligamentos estarão mais protegidos.
• Melhor Postura: Através de um treinamento equilibrado do corpo, combinado com o fortalecimento de músculos, você perceberá uma melhora na sua postura, fazendo com que dores corriqueiras sejam bem menos frequentes.
No geral, podemos notar que a ginástica localizada traz muitos benefícios para o corpo, além de contribuir com o tão desejado emagrecimento. Se você tinha dúvidas sobre como ela funcionava ou se ela era benéfica, agora já sabe! Estamos te esperando para que você comece essa rotina de exercícios e cuide da sua saúde!