3 fatos que você precisa conhecer sobre a yoga antes de praticar
O aumento do estresse e da ansiedade da sociedade moderna exige que procuremos formas de relaxar e cuidar mais do nosso bem-estar.
Por conta disso, um dos exercícios que mais está atraindo adeptos nos últimos anos é a yoga.
E não pense que precisa ter um corpo sarado e superflexível para conseguir realizar os movimentos. A prática foi criada para que se adeque e seja praticada por qualquer pessoa, independentemente da idade e do tipo físico.
Se você deseja acabar com suas dores crônicas, relaxar e, de bônus, conseguir um corpo mais definido, praticar yoga é sua melhor opção.
Quer saber mais sobre esta técnica milenar? Continue lendo.
Como funciona a prática da yoga?
Yoga é uma técnica milenar que harmoniza o corpo com a mente, por meio de técnicas de postura (ásanas), técnicas de respiração (pranayamas) e meditação.
Não é uma religião. É uma filosofia de vida que ensina técnicas de autoconhecimento, relaxamento e qualidade de vida.
Além disso, proporciona diversos benefícios, tanto para o corpo, como para a mente.
E quais são esses benefícios?
Entre os principais benefícios que podemos citar aos praticantes de yoga, destacamos:
Em curto prazo (após as primeiras aulas)
- Há uma melhora da função cerebral;
- Diminuição dos níveis de estresse;
- Aumento da flexibilidade.
Após alguns meses de prática
- Diminuição da pressão arterial e níveis de açúcar no sangue em diabéticos;
- Aumento da capacidade pulmonar e das funções sexuais;
- Redução de dores crônicas no pescoço e nas costas;
- Diminuição da ansiedade;
- Melhora o equilíbrio.
Além disso, após alguns anos da prática, você consegue manter o seu peso saudável, fortalecer os ossos e reduzir, consideravelmente, os riscos de doenças cardíacas.
Com todos esses benefícios, fica demonstrado que é uma prática que está ligada, diretamente, à qualidade de vida e ao bem-estar do indivíduo.
Por que, então, não visitar uma academia hoje mesmo e fazer uma aula experimental?
O que você precisa conhecer antes de praticar yoga?
Não é necessário ser flexível para praticar yoga
Muitas pessoas imaginam que é necessário ser flexível para começar a praticar. Saiba que isso é mito.
As técnicas de yoga foram criadas para se adaptar a qualquer corpo, no qual existem movimentos específicos do iniciante ao avançado.
Conforme for praticando, os músculos se soltam e a pessoa se torna mais flexível, naturalmente. Igual a qualquer outro exercício como balé, pilates, musculação etc.
Não precisa entoar mantras
Os mantras servem como formas de acalmar a mente e mantê-lo ainda mais relaxado.
Mas caso não queira entoá-los, não tem problema. A prática pode ser feita em silêncio também.
Lembre-se que o objetivo de praticar yoga é trazer silêncio mental e paz e, por isso, você deve fazer aquilo que mais te conforta.
A respiração que importa
O mais importante na prática da yoga é a respiração, pois ali que fica demonstrado que a sua mente está tranquila, seus pensamentos estão sob controle e você está vivendo o momento presente.
Por isso, não se preocupe em fazer posturas difíceis e acrobáticas. O mais importante é aprender corretamente a respiração, afinal, ela tem que ser mais controlada do que qualquer um dos seus pensamentos.
Transforme em hábito
Para conseguir emagrecer, ser mais flexível, além de conquistar todos os benefícios para a sua autoestima e bem-estar, é necessário que você torne essa prática um hábito.
O ideal é que se pratique yoga, pelo menos, 20 minutos todos os dias. Porém, se isso não for possível, nunca fique mais de 3 dias sem realizar a prática.
Você vai ver como em pouco tempo já poderá perceber os benefícios no seu corpo e mente.
Quer começar hoje mesmo cuidar mais de você? Visite nossa academia e conheça nossas aulas. Estamos prontos para ajudá-lo a conquistar qualidade de vida e bem-estar.
O que achou da Yoga? Acredita que é a atividade física ideal para você ou prefere outros tipos de treinamento? Seja qual for seu objetivo, entre em contato com a gente e agende uma aula experimental.