Exercícios para melhorar o equilíbrio dos idosos e evitar quedas
Segundo o DataSUS (Ministério da Saúde), nos primeiros quatro meses de 2022, foram registrados 3.178 casos de internações de pessoas idosas por quedas em casa - um aumento de 17% se comparado com os índices do mesmo período do ano passado (2.717).
Mais alarmante é saber que as quedas são a terceira causa de mortalidade dentre as pessoas com mais de 65 anos no Brasil.
Segundo a Geriatra Byanca de Oliveira Souza em entrevista ao SOS Vida existem fatores que podem favorecer quedas associados à saúde também, como problemas na audição ou visão, equilíbrio, arritmias cardíacas, doenças articulares e doenças que causam déficit cognitivo. Logo, é muito importante que seja indicado ao geriatra quando o paciente cai com frequência, mesmo que não tenham ocorrido consequências, pois pode indicar algo na saúde que precisa ser tratado.
Os prejuízos de tais lesões impactam diretamente a autonomia da pessoa idosa que pode se ver acamada ou com limitações severas desencadeando internações frequentes e aumento significativo do risco de morte.
Nesse sentido, o exercício físico pode ser um fiel aliado para minimizar os riscos de queda e frear os impactos causados pelo envelhecimento, mantendo a funcionalidade e autonomia da pessoa idosa.
Por exemplo, o treinamento resistido ou neuromuscular que inclui atividades como musculação e ginástica localizada podem minimizar o movimento de perda de massa muscular (sarcopenia) que começa a se intensificar a partir dos 50 anos de idade.
A hipertrofia (aumento da massa muscular) garante mais força e autonomia nas atividades cotidianas de qualquer pessoa, mas é vital para pessoas idosas e na prevenção dos riscos de queda.
Os chamados exercícios funcionais têm como objetivo reproduzir as atividades cotidianas. São exercícios de levantar, agachar, puxar e empurrar que em sua maioria trabalham o corpo como um todo e são extremamente importantes para manutenção do equilíbrio corporal, além de fortalecer, aumentar a resistência e melhorar a flexibilidade. Exercícios como sentar e levantar e subir e descer degraus são bons exemplos de exercícios funcionais que são utilizados para compor um programa de treinamento para esse público.
Outro tipo de exercício usado regularmente pelos profissionais da Champs Fitness Méier para prevenção dos riscos de queda são os exercícios de propriocepção. Esses exercícios têm como objetivo treinar a capacidade da pessoa idosa reconhecer a localização espacial do corpo, sua posição e orientação, a força exercida pelos músculos e a posição de cada parte do corpo em relação às demais, sem utilizar a visão necessariamente. Equipamentos como discos de propriocepção e bosus são largamente utilizados como forma de estimular uma propriocepção mais apurada.
Concluímos que movimento é vida, um corpo rígido e inerte está mais suscetível à morte.
Quer experimentar a aula de Cross? clique aqui e agende sua aula experimental na Champs Fitness Méier.