Core training: entenda como funciona e o seu impacto na prática de esportes
Treinar para praticar um esporte, dificilmente é um ato isolado. Além de treinar a parte técnica para melhorar o seu desempenho, é preciso aprimorar também o aspecto físico, para que o corpo consiga realizar as atividades propostas no esporte da maneira ideal. Por isso, alternativas de treinamento para complementar as atividades esportivas são cada vez mais procuradas. Então, conheça como funciona o core training e qual é o seu impacto na prática de esportes.
O que é core training?
Traduzido do inglês, core training é o treino do núcleo. No corpo humano, o “core” também é o núcleo, sendo um conjunto de 29 músculos localizados na região mais profunda do abdômen, que ajudam a trazer mais estabilidade para esta região.
Logo, o core é fundamental para manter a postura e evitar problemas no dia a dia, e sendo ainda mais importante na prática esportiva. Pense bem, como o vôlei e basquete, com constantes pulos, e o futebol, que envolve muita corrida e movimentação, são afetados por estes músculos.
É exatamente para isso que existe o core training. Seu objetivo é fortalecer estes músculos para que a prática esportiva seja ainda mais vantajosa.
Como funciona o core training?
Existem diversos exercícios para fazer o treinamento ideal do core. Um grande exemplo, é a Prancha Isométrica, em que o corpo é naturalmente colocado em uma situação de desequilíbrio, sendo necessário fazer um certo esforço para mantê-lo estável.
O agachamento livre e o levantamento terra são outros dois bons exemplos de exercícios de core, mas é preciso saber fazê-los bem. Por exemplo, no agachamento, é comum que uma pessoa que ainda não está 100% preparada projete os quadris para o lado ao realizar o movimento, o que significa que é preciso voltar um pouco atrás e fazer um exercício mais básico.
Então, é preciso escolher o movimento ideal de acordo com a força do seu core. E, como sempre, é importante alongar a região para evitar as lesões e trazer resultados ainda melhores.
Está pronto para praticar o core training e ter um desempenho esportivo ainda melhor? Então, conheça a nossa academia!
Qual é o impacto do core na prática esportiva?
Existe um motivo pelo qual os atletas profissionais passam tanto tempo na academia. É importante treinar o corpo para a prática de exercícios e o core é um grande exemplo.
Treinar essa região, significa garantir que o corpo está mais alinhado. Na prática esportiva, é importante fazer isso naturalmente, já que é difícil se concentrar em controlar o corpo. Portanto, o exercício é a melhor forma de criar este hábito.
Além disso, o core fortalecido gera força para o resto do corpo, já que praticamente qualquer atividade e qualquer movimento parte dele, afinal, ele é o núcleo. Ou seja, como o centro do corpo, quanto mais desenvolvido maior a transmissão de força para outros grupos musculares, tanto nos membros inferiores quanto nos superiores.
O core é a base de todo o corpo. E o core training vem inovando em relação à forma que estes exercícios são apresentados aos amantes do fitness. É possível fazer aulas coletivas, individuais e até mesmo mais divertidas. O importante, é encontrar a opção ideal, fazer exercícios e garantir uma prática de esportes mais saudável e eficiente.
O que achou do Core Training? Acredita que é a atividade física ideal para você ou prefere outros tipos de treinamento? Seja qual for seu objetivo, entre em contato com a gente e agende uma aula experimental.