Body Pump: tudo o que você precisa saber sobre essa modalidade
Você já ouviu falar no Body Pump? Essa é uma modalidade dinâmica que foge da mesmice da musculação, fator esse que costuma desanimar os sedentários de plantão. Continue esta leitura e saiba tudo sobre o Body Pump.
O Body Pump é uma modalidade que une musculação e ginástica, foi criada na década de 1990, na Nova Zelândia. Seu propósito principal é exercitar o corpo todo em uma só aula.
Dessa forma, a prática do Body Pump é uma opção completa para quem pretende perder peso, ganhar resistência física e tonificar a musculatura.
Como funciona?
As aulas de Body Pump têm duração média de 1 hora. Começam com um aquecimento preparatório, seguido da execução dos exercícios e termina com alongamento para relaxar os músculos.
Os exercícios realizados durante a aula são movimentos tradicionais da musculação como levantamento de peso, agachamentos e abdominais, porém, em ritmo acelerado e sincronizado com músicas agitadas.
Exige inúmeras repetições, com pesos mais leves, que podem aumentar gradativamente conforme a evolução do aluno. Faz uso de materiais como caneleiras, halteres, barras e steps.
Ao longo da aula, os movimentos e repetições são modificados, visando trabalhar todos os grupos musculares. Em geral, essas aulas são super dinâmicas e animadas.
Deseja abandonar de vez o sedentarismo? Escolha uma academia que conte com acompanhamento personalizado e equipamentos de alta qualidade. Venha nos conhecer.
Benefícios
O Body Pump proporciona diversos benefícios para a saúde e bem-estar físico, além de auxiliar na busca pelo corpo ideal.
Melhora na aparência corporal
A prática regular de Body Pump promove o fortalecimento da musculatura das pernas, glúteos, e membros superiores, deixando-os mais tonificados e definidos, sendo capaz até de reduzir a indesejada flacidez.
Melhora também a postura, a coordenação motora e a flexibilidade. No entanto, se o objetivo é hipertrofia, o recomendado é aliar essa modalidade à musculação tradicional.
Auxílio à perda de peso
O ritmo intenso dos movimentos colabora para um alto gasto calórico que pode chegar a 600 calorias por hora de aula, quantidade superior se comparada ao mesmo período na esteira ou praticando outros exercícios aeróbicos.
Esse fator é determinante para acelerar o metalismo, reduzir a gordura corporal e, consequentemente, auxiliar na perda de peso. Além disso, se associado a uma dieta saudável e bem orientada, os resultados esperados podem ser alcançados mais rapidamente.
Prevenção da osteoporose
Os exercícios de grande intensidade executados durante a aula de Body Pump, aumentam a densidade óssea, prevenindo o aparecimento da temida osteoporose.
Exercício para todos
É uma modalidade que pode ser praticada por pessoas de todas as idades e de ambos os sexos, em turmas mistas ou separadas por idade. É comum ter grupos específicos para idosos, com o objetivo de adequar os movimentos às limitações típicas da idade.
Cabe ressaltar, que as aulas devem ser acompanhadas por um profissional de educação física e seus adeptos devem respeitar os próprios limites e orientações médicas.
Dicas essenciais
Para garantir a segurança e eficiência do treino, é importante seguir algumas dicas essenciais:
- Antes de iniciar a prática, consulte um médico e relate possíveis problemas físicos;
- Use roupas e calçados adequados;
- Se hidrate durante os exercícios;
- Se alimente antes e depois do treino.
A prática do Body Pump é indicada numa frequência de 2 a 3 vezes por semana. E então, gostou de conhecer sobre esta modalidade de ginástica? Ficou interessado? Visite nossa academia.
O que achou do Body Pump? Acredita que é a atividade física ideal para você ou prefere outros tipos de treinamento? Seja qual for seu objetivo, entre em contato com a gente e agende uma aula experimental.