Estilo de vida saudável e prevenção de doenças
Segundo a OMS, as doenças foram responsáveis por 48% das mortes no grupo, seguidas pelo câncer (21%), doenças respiratórias crônicas (12%) e diabetes (3%).
O estudo afirma ainda que os altos níveis de pressão arterial, colesterol, massa corporal e açúcar no sangue são os fatores que aumentam a possibilidade de desenvolver doenças crônicas..
Estima-se que 75% dos casos novos de doenças não-transmissíveis poderiam ser explicados por dieta pobre em qualidade e inatividade física. O baixo condicionamento cardiorrespiratório, a pouca força muscular e o sedentarismo, por exemplo, aumentambem três a quatro vezes a prevalência da Síndrome Metabólica.
Como a atividade física pode reduzir esses índices?
Diversos estudos epidemiológicos mostram associação entre aumento dos níveis de atividade física e redução da mortalidade geral e por doenças cardiovasculares em indivíduos adultos e idosos.
É fundamental a orientação de um profissional de educação física, pois a prática de exercícios físicos ou preventivos contemplam atividades aeróbias e resistidas que são somadas as atividades físicas do cotidiano, porém, a quantidade e a qualidade dos exercícios necessários são diferentes para cada indivíduo, e somente um profissional qualificado pode correlacionar isso.
Especialmente para a população idosa, ou adultos com co-morbidade e/ou limitações que afetem a capacidade de realizar atividades físicas, os consensos são voltados para a inclusão de exercícios que desenvolvam flexibilidade e equilíbrio.
O consumo de vegetais, frutas, grãos integrais, soja, azeite e peixes deve ser aumentado, ainda que limitando a quantidade de gordura. Os alimentos ricos em ácidos graxos saturados e trans devem ser evitados, assim como o uso excessivo de sal e bebidas alcoolicas.
Como vencer o sedentarismo?
1º Passo
Acabe com as desculpas! Não deixe que a rotina cansativa e estressante, as tarefas diárias e a falta de tempo te respaldem a não praticar atividade física. Cuida de você, sua saúde está em jogo.
2º Passo
Reserve algum tempo do seu dia para fazer alguma atividade que você goste, como caminhar, nadar, passear com o cachorro, correr, etc. 30 minutos do seu dia não farão falta, e no final, a recompensa será satisfatória!
3º Passo
Alimente-se melhor. Acabe com a rotina dos alimentos industrializados, e inclua alimentos frescos e naturais. Conheça os alimentos orgânicos e livres de agrotóxicos.
4º Passo
Diminua a quantidade de açúcar e gordura consumidas no seu dia-dia.
5º Passo
Faça seus exames de rotina, estar em dia com a sua saúde é essencial.