5 benefícios da hidroginástica para gestantes
Quando o assunto é exercício físico, a primeira dúvida que surge na cabeça das futuras mamães é: Posso fazer exercício?
A resposta é: sim! Com exceção de alguns casos de contraindicação médica, tais como: descolamento de placenta e gravidez de risco, a Organização Mundial de Saúde recomenda que gestantes façam pelo menos 150 minutos semanais de exercício físico moderado.
Tendo a liberação médica em mãos, o exercício físico é extremamente benéfico, inclusive para mamães anteriormente sedentárias, pois, segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia “os exercícios físicos reduzem o percentual de massa gorda, aumentam a transferência de oxigênio (O2) e reduzem a difusão de dióxido de carbono (CO2) por meio da placenta, favorecendo o desenvolvimento fetal”.
Para as mamães o exercício corrobora reduzindo o risco de diabetes gestacional, pré-eclâmpsia, hipertensão arterial, ganho de peso excessivo e depressão.
Mas afinal, por que a hidroginástica é tão benéfica para esse momento da vida da mulher?
A princípio a hidroginástica é uma das atividades mais recomendadas durante a gravidez porque (1) é uma atividade com baixíssimo impacto e (2) a posição durante a aula não traz desconforto para a praticante.
Mas, além desses benefícios amplamente difundidos, trouxemos mais 5 benefícios para você agendar sua aula experimental de uma vez por todas aqui na Champs Fitness Méier.
5 Benefícios da Hidroginástica:
1. Prevenção e Alívio das Dores nas Costas
Ao passo que a barriga cresce, o centro de gravidade da futura mamãe vai sendo deslocado para frente. Esse fato traz como consequência um aumento da curvatura da região lombar, ocasionando uma hiperlordose lombar e aumento da incidência de dores na região.
Na hidroginástica a gestante consegue minimizar as ações da gravidade por estar em meio líquido e fortalecer a região lombar para suportar a projeção da barriga e o deslocamento do centro de gravidade minimizando e prevenindo dores.
2. Relaxamento
O contato com o meio líquido é de caráter afetivo. Já reparou quanto nos sentimos acolhidos no ambiente aquático? Isso porque esse ambiente resgata a nossa memória afetiva intrauterina disparando sensações de bem-estar tanto para a mamãe, quanto para o bebê. Que é potencializada se a piscina ainda tiver a temperatura adequada, como acontece na Champs Fitness Méier.
3. Qualidade no sono
Os estímulos físicos em geral promovem a liberação do hormônio endorfina, que tem como sua principal função inibir a irritação e o estresse que na gravidez podem ser desencadeados pelas alterações hormonais. A liberação de endorfina aliada ao que explicamos sobre relaxamento gera para as mamães uma melhor qualidade de sono.
4. Redução do Inchaço
Se a gravidade tem grande atuação fora do meio líquido, em ambiente aquático o empuxo é o mocinho.
O empuxo é uma força atuante dentro do meio líquido e contrária a gravidade. Essa força favorece o retorno do sangue pelas veias (retorno venoso), melhorando significativamente a retenção de líquidos, inibindo inclusive o aparecimento de varizes.
5. Controle de Peso e Fortalecimento Muscular
Por fim, a hidroginástica tem duas características enquanto exercício físico, (1) é uma atividade aeróbica e (2) também é uma atividade neuromuscular, ou seja, é benéfica no aumento do gasto calórico da gestante favorecendo o controle de peso, além disso fortalece as musculaturas como a do assoalho pélvico tão importantes para um parto sadio.
Só aqui na Champs Méier você encontra os melhores professores de Hidroginástica.
Quer experimentar a aula de Hidro? clique aqui e agende sua aula experimental na Champs Fitness Méier.